Samba pra mulher tocar

Somos um grupo de samba feminino da cidade do Rio de Janeiro, que se apresenta musicalmente em festa particular, bares e eventos realizados em espaços públicos, como feiras de arte e cultura e associações beneficentes. Prezamos pela interpretação do samba de raiz, partido alto, e clássicos da MPB, trazendo, também, uma pitada de cantigas que fazem menção à cultura afro religiosa e sambas-enredo que fizeram história nos carnavais do Rio de Janeiro.
A proposta do grupo é levar alegria ao seu público e mostrar que o samba é um espaço aberto às mulheres, principalmente, mulheres 45+. Assim, potencializamos experiências, fomentamos a diversidade, valorizamos o saber apreendido nas oficinas de percussão, cantamos canções de mulheres que inspiram nossa caminhada, como Alcione, Jovelina Pérola Negra, D. Ivone Lara, Beth Carvalho e Clara Nunes.

Nossa História
As integrantes Lili do Vocal, Suely Coelho, Aline do Pandeiro e Lucy Eneas, quando ainda eram alunas da oficina de percussão do Projeto Bambas de Saia, faziam parte do grupo "Tô Com Elas", criado pelos próprios colegas de oficina em 2019 e dissolvido em 2021. Desde essa época, elas vêm tocando juntas e participando de rodas de samba, acumulando experiências de apresentação em público e fortalecendo o entrosamento.
Em maio de 2022, essas amigas receberam um convite para tocarem em uma festa de aniversário. Nessa ocasião, juntou-se a elas a integrante Fabrícia Bral, aluna da oficina de percussão da Bateria Feminina Fina Batucada, trazendo em sua bagagem o conhecimento da percussão para samba-enredo. E, assim, surgiu o Sambinha Delas! A partir dali, outros convites foram feitos para que elas tocassem do jeitinho delas, com alegria e emoção! Desde então, unidas pela paixão pelo samba e pelo batuque, elas se mantiveram juntas fazendo o sambinha delas.
O grupo Sambinha Delas é formado por cinco mulheres 45+, oriundas de projetos de oficina de percussão. Foi nesse ambiente que as mulheres do sambinha desenvolveram habilidade para tocar um instrumento de percussão e descobriram um novo espaço de atuação: o samba. A apresentação do grupo se caracteriza pela descontração de suas integrantes, a interação com o público e a alegria que toma conta do ambiente na hora do "bole-bole".
Trabalhos Recentes










